Guia online de estudos


Para alguns as aulas já começaram, mas manter o ritmo de estudos é importante, e como aprender pode ser uma atividade massante e aparentemente impossível (ainda mais quando aquela série está te chamando para terminar a temporada *game of thrones*). Então, para tornar tudo mais leve e prazeroso, hoje vou recomendar 5 canais disponíveis no youtube que estão recheados de informações que o seu responsável vai pedir para você ficar mais tempo na internet:
*lembre-se de passar o mouse em cima das palavras coloridas, pode ter um link*

Eu não sou o Átila, bióloga, nem pesquisadora mas acompanho o Nerdologia, um canal produzido por brasileiros e de ótima qualidade em todos os sentidos. Vou ser sincera com vocês, na grande maioria das vezes (99%) eu tendo a procurar vídeos ou artigos em inglês por mera questão de estética. Pode até ser que o tiozinho gravando no quarto dele com um mini quadro branco e uma tekpix tenha mais conteúdo, porém eu me submeto a vídeos com menos informação por uma produção bem feita até hoje (infelizmente). E por isso o Nerdologia é um dos meus canais favoritos nessas interwebs, conteúdo feito com qualidade no qual às vezes requer o máximo foco para entender as explicações com palavras complexas que o Atila utiliza. 

Resultado de imagem para TED-Ed
Acredito que muitos de vocês já ouviram falar no TED e suas palestras, mas calma, se você não gosta de delas, fique sabendo que esse canal não tem nada a ver com isso (mas talvez você devesse ouvir algumas, elas são sensacionais). O TED-Ed tem ótimos vídeos sobre diversos assuntos super interessantes e muitos deles nós nem pensamos sobre, tudo isso com ótimas ilustrações (geralmente super fofas ) e uma "atmosfera" bem calminha, que realmente te dá mais vontade de aprender por ser tão relaxante e bonito, eu assisto por pura diversão, sempre me deixa feliz de aprender coisas novas desse jeito. (legendas em português disponíveis)

Resultado de imagem
Um canal sobre história que é apresentado de um jeito mais descontraído apresentado pelo professor Walter Solla. Eles possuem um cursinho online, vídeos com dicas para estudo e várias playlists no canal como: Idade Moderna; Idade Antiga; Brasil Colônia; Pré-História e outras. Vale a pena dar uma checada.

Frank foi um universitário, tem um blog, um podcast, escreveu um livro, já foi indicado a prêmios, entrevistado por conta de seu feito surpreendente envolvendo o seu ensino, e muitas outras coisas admiráveis. E ele próprio diz que mesmo fazendo tudo isso ele ainda teve bastante tempo para assistir muitos filmes, viajar, ler inúmeros livros e claro, jogar. Basicamente, ele sabe do que está falando. E ele compartilha todo o seu conhecimento em seu canal e site, e a grande maioria dos assuntos tratados é envolvendo os estudos, ok que alguns vídeos e posts vão eventualmente ser ignorados pois à diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil obviamente, mas fora isso vale super a pena (a tradução simultânea está disponível).

Resultado de imagem para Crash Course
Apresentado pelos irmãos Hank e John (John Green, ele mesmo, o autor de A culpa das estrelas) o Crash Course já tem mais de 600 vídeos sobre assuntos variados incluindo história; video games; física; religião; literatura; ecologia; biologia e química. De todos os canais que eu recomendei até agora, esse é o mais complicadinho de entender por conta da velocidade em que os apresentadores falam (a tradução simultânea fica extremamente prejudicada por conta desse fator) e da quantidade de informação que eles conseguem te dar só em meio segundo. Então eu recomendaria para quem não tem um inglês ao menos intermediário/avançado e não manja dos trocadilhos americanos e tals para dar uma chance ao canal porém não ficar frustado se não entender, é realmente um pouco confuso. Mas pelo nosso bem o Crash Course Kids está aí explicando assuntos voltados para o ensino fundamental muito mais fáceis de intender e em um ritmo bem mais tranquilo (Sabrina ).



BÔNUS 

Para quem precisa estudar mas quer uma companhia existem vários vídeos chamados "Study With Me" (Estude Comigo). Vou deixar 2 recomendados aqui da youtuber (e médica) Jamie do canal  TheStriveToFit. Eles têm cerca de 30 minutos cada mas se precisar de mais tempo a youtuber fez um segundo canal só focado para esse tipo de vídeo, o TheStrive Studies (e também tem playlist no canal principal só com dicas para estudo). Eu separei estes 2 vídeos especificamente pois um deles tem uma musiquinha de background e o outro não, então é só escolher qual deles funciona melhor para você e começar a estudar em conjunto de certa forma: 

      MÚSICA                                                                                               SEM MÚSICA


Vou deixar também 7 links de sites que dão dicas para você melhorar os seus estudos. Algumas dicas são repetidas porém cada site apresenta alguma dica nova ou um aprendizado que é legal de conferir e testar para ver se funciona com você. Não esqueça os canais acima, alguns deles também contém dicas de estudo. (E caso você não entenda inglês muito bem acione as legendas no Youtube, mesmo que seja a de tradução simultânea): 


E se você está procurando uma plataforma para estudar a Khan Academy tem uma biblioteca recheada de aulas de diversas matérias totalmente gratuítas no site deles e no canal do Youtube (antes de pirar tentando achar algum vídeo vá na parte de "Playlists", isso vai facilitar muito). Aconselho, antes de começar a estudar qualquer coisa, a assistir um vídeo inspiracional muito legal produzido e disponível no canal deles (vem com legenda). 

E para quem quer aprender programação existe a Codecademy que infelizmente permanece com o site somente em inglês, mas acredito que um Google Tradutor, uma boa interpretação de texto e se possível um Duolingo, já bastem para você conseguir aprender uns códigos. (tem playlist lá no canal com vídeos para inspirar todo mundo à aprender a programar)

10 Desk Items to Create the Perfect Working Environment:  #workspace #productivity:
(10 itens para um escritório perfeito)
                        

Obrigada pela atenção
e bom ano letivo/estudos para todo mundo.
:) 


0 comentários:

Postar um comentário